No mês passado estivemos na Guatemala visitando nossos amigos da Conversiones SA. A empresa, fundada por Julio Reyes e Julio Vargas na década de 1990, é uma operadora de aeronaves agrícolas (com foco na indústria bananeira) e um centro de manutenção aeroagrícola. Além de trabalhar com aplicações para grandes grupos locais e internacionais, também realizam conversões de aeronaves a pistão para aeronaves turbo, prestam serviços a outras operadoras com revisões de motores e distribuem peças aeronáuticas.
Em 2019, a Conversa começou a testar alguns equipamentos da Zanoni em suas aeronaves. Após a aprovação de seus pilotos, a empresa decidiu começar a revender produtos brasileiros para outras operadoras em toda a América Central. A distribuição de peças é atualmente feita por Francisco Ortiz, responsável por cuidar de um grande estoque de peças Zanoni na Cidade da Guatemala, atendendo aeronaves agrícolas do México ao Panamá.
Durante a visita nos reunimos com clientes guatemaltecos, hondurenhos e salvadorenhos. Além de prestar assistência técnica aos pilotos que já operam equipamentos Zanoni, aproveitamos para discutir novos projetos específicos para a realidade centro-americana e buscar novas tecnologias para a aviação agrícola brasileira. Também tivemos a oportunidade de compartilhar um pouco sobre as técnicas de aplicação aérea no Brasil, contribuindo com agrônomos da Guatemala para troca de informações e conhecimentos.
Agradecemos a recepção calorosa e continuamos com o nosso propósito de ser a empresa que mais contribui para o setor aeroagrícola mundial.