A apresentação foi iniciada por uma breve descrição do histórico da Zanoni, que, desde 2006, já equipou mais de cem aeronaves com essa tecnologia, possuindo operações em todas as regiões do Brasil e já exportou comportas para países da América do Sul e África. Dentro do seu programa de desenvolvimento de tecnologias para combate aéreo a incêndio em 2021, a empresa detalhou novos protótipos em testes, melhorias no comando hidráulico, modelos para aeronaves de menor porte, um sistema de pulverização para aeronaves bombeiro e um projeto de automatização das comportas e integração com sistema DGPS.
Um protótipo com abertura maior está em testes desde a temporada de incêndios de 2020 com um parceiro no estado de São Paulo, que tem elogiado bastante a novidade. Esse equipamento oferece uma descarga do hopper mais rápido do que a primeira geração de comportas hidráulicas da Zanoni (em torno de 3 a 4 segundos para um AT502). Essa comporta oferece a mesma versatilidade que as outras comportas hidráulicas Zanoni, já que continua sendo adaptável ao sistema de pulverização da aeronave, sem a necessidade de removê-la para operação agrícola. Já o comando hidráulico foi aperfeiçoado para oferecer uma abertura e fechamento da comporta de forma mais rápida e precisa, com redução do consumo de energia da aeronave. Ainda em desenvolvimento, a central será adaptável a todas as comportas Zanoni já em operação.
A empresa também apresentou alguns projetos nessa linha para aeronaves menores, como o Embraer Ipanema. Além de detalhar um pouco mais sobre as comportas de acionamento mecânico (que apresentam uma abertura bastante superior à gate box comum e já estão em operação por alguns parceiros da Zanoni), Sérgio destacou que agora em abril será fabricada a primeira comporta hidráulica para aeronaves de menor porte, que terá a mesma versatilidade que as comportas para aeronaves turbo. Foi apresentado também um sistema de pulverização adaptável às aeronaves com comportas de abertura longitudinal, para possibilitar que "aviões bombeiros" também possam realizar o trabalho agrícola. Esses dois últimos projetos vão de encontro ao compromisso da Zanoni Equipamentos de atender às necessidades da frota brasileira, compreendendo as nossas restrições e particularidades.
Por fim, foi apresentando também um projeto em parceria com a canadense Agnav (com que a Zanoni trabalha em cooperação desde 2009) para automatização das comportas. O sistema irá se comunicar com o Agnav Gold e Platinum (além de funcionar de forma autônoma), irá possuir um controle programável de abertura, alijamentos manuais ou automáticos (com possibilidade de parcelamento), ajuste fino de abertura de dentro da cabine, registro de dados para processamento pós-operação e um sistema com regulagem e controle para dispersão de sólidos.
A empresa agradece a todos os envolvidos nesse excelente e importante evento e, sobretudo, aos seus parceiros que estão sempre auxiliando no desenvolvimento de novas tecnologias.
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