Essa semana realizamos a primeira avaliação de um dos principais lançamentos da Zanoni em 2024: nosso novo sistema para fertilização e semeadura por via área, incluindo a comporta hidráulica e o dispersor de sólidos.
O trabalho foi realizado no Grupo KSB, sob o comando do nosso amigo Denison. O operador tem sido um grande parceiro da Zanoni em toda na nossa linha de produtos (nos ajudando constantemente a melhor) e agora se torna um pioneiro no país, sendo o primeiro a instalar o nosso conjunto.
A pesquisa foi coordenada pela Agroefetiva, outra grande parceira da Zanoni e referência mundial em consultoria para aplicação aérea. O foco desse primeiro projeto foi avaliar a faixa efetiva e a uniformidade de deposição na dispersão de boro granulado, em vazões diferentes, com um Air Tractor 502XP.
A nova tecnologia da Zanoni, além de oferecer maior durabilidade em relação aos outros equipamentos disponíveis no mercado, traz a possibilidade de automação. Com a integração no sistema DGPS, teremos maior precisão nesse tipo de aplicação e maior comodidade para o piloto. Além disso, o sistema hidráulico permite um controle mais refinado da abertura da comporta.
Com nossa experiência em relação a outros países e o desenvolvimento recente da aviação agrícola brasileira, acreditamos que há um enorme campo para aperfeiçoar e expandir o uso de aeronaves na fertilização e semeadura no Brasil.